Depois de quase 20 anos atuando como vendedora de material médico hospitalar, Cris Salzano cansou-se da profissão e resolveu procurar novos desafios. Há quatro anos, ela encontrou na maquiagem o que faltava para sentir-se completa. Hoje, ministra cursos e atende clientes de São Paulo a domicílio. Para ela, “acreditar nos seus sonhos é a grande ‘chave da vida’”.

Por Thais Hiray

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional. Sempre foi maquiadora?

Trabalhei por muitos anos como vendedora de material médico hospitalar, no entanto, cheguei em um momento profissional no qual sentia falta de algo. Nessa época, comecei a fazer vários cursos na área da beleza: estética corporal, facial, massagens, depilação, entre outros. Um dia qualquer, recebi uma ligação de uma amiga que trabalha com estética dizendo que havia marcado um curso de automaquiagem em um de seus espaços. Quase caí da cadeira quando ela disse que eu seria a professora. No susto, mergulhei na internet e comprei vários produtos para completar minha maleta. No grande dia, a expressão de felicidade no rosto das meninas depois da aula me fez sentir um prazer e uma felicidade que não tem preço. Depois dessa experiência, fiz meu primeiro curso profissionalizante e entrei de vez na área. Hoje, faço parte da equipe técnica da Catharine Hill.

O que a maquiagem representa para você?

A maquiagem é minha vida, meu trabalho, meu crescimento, meu sonho. Faço o que amo e de coração.

Qual a sua opinião sobre os tutoriais de maquiagem do YouTube?

Acho que os tutoriais são extremamente importantes para a área da beleza e, principalmente, da maquiagem. Apenas alerto meus alunos que, na plataforma, são ensinadas  técnicas de automaquiagem e elas são diferentes das usadas em uma maquiagem profissional.

Quando te procuram, as clientes já têm ideias prontas ou elas permitem que você crie?

Na verdade, gosto de pedir referências, pois consigo entender o que a cliente gosta. Se ela liberar, analiso qual é a técnica que irá valorizar mais o tipo de rosto, olhos, etc.

Quais são os principais desafios envolvendo a profissão de maquiadora?

Conquistar o respeito das pessoas a sua volta. Estudamos muito, investimos em ferramentas de qualidade e, muitas vezes, as pessoas pensam que é tudo uma brincadeira. Trabalhamos com sonhos, autoestima, felicidade. Isso é muito sério.

Planos para o futuro?

Meu sonho é ampliar o que já faço. Amo ensinar e quero, cada vez mais, levar meu conhecimento para as outras pessoas. Maquiar, maquiar e maquiar! 

Ainda não tem o app do Plikko? 

O app do Plikko é uma ferramenta que entende o seu tempo para encaixar o compromisso que você precisa. De maneira totalmente gratuita, colocamos você em contato com muitos clientes e uma variedade enorme de prestadores de serviços. Baixe agora.