Luiz Tapajós iniciou na carreira de paisagista há 30 anos em uma empresa do setor. Nela, encontrou sua verdadeira vocação e resolveu se especializar na área. Visando promover a harmonia entre o meio ambiente e espaço das cidades, hoje ele projeta jardins em espaços internos e externos de imóveis residenciais ou comerciais.

Por Priscila Zucas

“Comecei a trabalhar como paisagista em uma empresa de dois engenheiros agrônomos. Lá, me encantei pela área. Pude acompanhar o crescimento das plantas, ver a adaptação delas aos locais de plantio, escolher as espécies ideais para cada tipo de ambiente e, então, percebi que era essa a carreira que eu deveria seguir.

Meu trabalho hoje consiste em várias modalidades: desde semear um jardim novo até uma reforma ou melhorias em um jardim pré-existente. Normalmente, o cliente quer ter um lugar ao seu redor no qual possa encontrar um pouco de tranquilidade. Para isso, ele escolhe as plantas que ele mais gosta, que relembre a infância ou que remeta a modernidade.

Eu procuro atuar junto com o cliente, ajudando a escolher as espécies ideais para os locais ideais e transmitindo o conhecimento que tenho: especificação das espécies, o porte que estas vão atingir, e os cuidados que requerem.

No jardim projetado, você tem uma visão de como o ambiente é hoje e de como ele será em 10, 20 ou 50 anos. Meu diferencial é escutar o cliente para que ele tenha o jardim que sempre sonhou dentro de 15 a 20 dias. Além disso, quando realizo um trabalho, dou garantia de três meses para todas as plantas inclusas no projeto.

Atualmente, a moda é usar a maior parte de plantas nativas da região onde o jardim será construído. O jardim vertical também tem conquistado um grande espaço, pois com ele você ganha uma amplitude de vegetação.

Com a internet, não é preciso ser paisagista para saber cuidar de um jardim, mas como todas as informações, devemos filtrar as confiáveis para não cometermos erros que, no futuro, poderão causar prejuízos. Caso queira se aprofundar na área, recomendo a realização de cursos específicos.

Trabalhar com a natureza é muito gratificante. É possível ver a evolução do seu trabalho desde a concepção da ideia, aplicação do conhecimento, até o resultado positivo depois de tudo pronto.”

Ainda não tem o app do Plikko? 

O app do Plikko é uma ferramenta que entende o seu tempo para encaixar o compromisso que você precisa. De maneira totalmente gratuita, colocamos você em contato com muitos clientes e uma variedade enorme de prestadores de serviços. Baixe agora.