Formada em Gastronomia desde 2011, Marina Pedroso Lima Santos, 25 anos, tem amor pela culinária. Trabalhou em diversos restaurantes na cozinha quente, confeitaria e no salão como server. Atuou também em buffets, começando como estagiária, depois como confeiteira, até chegar a gerente de alimentos e bebidas. “Sempre me senti muito à vontade com esse tipo de atividade”, diz ela. Hoje, Marina trabalha com eventos e como freelancer gastronômica.

Por Nicole Thomaso

Quais são seus diferenciais nos eventos que produz?

Além do meu tempero e amor que coloco na comida, meu ponto principal é a comunicação. Esse é o meu diferencial, eu cozinho o que o cliente realmente deseja por conhecer cada pessoa que me contrata, entendendo, assim, o gosto que ele espera. Não tenho cardápio fixo, faço tudo a gosto do cliente.

Qual o cardápio que as pessoas mais pedem?

Cada evento tem algum tipo de cardápio, os pedidos variam bastante. Mas, geralmente, escolhem um cardápio mais gourmet e com opções mais saudáveis.

Falando em opções mais saudáveis, a moda fitness está em alta. Você atende esse tipo de público e também adeptos à alimentação sem glúten e lactose?

Atendo sim. Eu, inclusive, gosto bastante desse tipo de alimentação. Aprendi diversas receitas fitness por próprio gosto.

Como você cobra? Por pessoa, cardápio?

Normalmente eventos de gastronomia são cobrados por pessoa. Mas tudo depende do tipo de cardápio e alimentos que a pessoa deseja.

Que tipo de evento você atende? E onde?

Qualquer um, sempre de acordo com a vontade do cliente. Atendo em qualquer endereço. Dependendo de como for, faço eventos até mesmo no interior de São Paulo ou fora do Estado.

Qual seu ponto forte na cozinha?

Sou apaixonada por doces, então, me especializei em confeitaria e abri minha empresa, a Madelu. Mas, como uma boa cozinheira, gosto de variar e fazer de tudo. Então, cozinho também a parte salgada como massa, coquetel, fast food, salgadinho, guarnições e tudo o que o cliente quiser.

Quais são os principais desafios envolvendo a profissão?

O principal desafio é sempre deixar o cliente satisfeito. Gosto de ver as pessoas felizes no final do evento com tudo o que preparei. E reproduzir um bom cardápio, que agrade a todos os convidados, não só ao cliente que me contrata.

O que a culinária representa para você?

Representa felicidade. Primeiro, porque é o que eu amo fazer. É o que me traz paz. Segundo, porque nada melhor do que comer uma boa comida, não é mesmo? Todas as pessoas ficam felizes quando estão desfrutando de uma boa refeição.

Ainda não tem o app do Plikko? 

O app do Plikko é uma ferramenta que entende o seu tempo para encaixar o compromisso que você precisa. De maneira totalmente gratuita, colocamos você em contato com muitos clientes e uma variedade enorme de prestadores de serviços. Baixe agora.