Ele tentou outros caminhos, trilhou outra profissão, mas a vida encontrou uma maneira de coloca-lo exatamente onde o destino lhe queria – atrás das câmeras.

O jornalista, professor e fotógrafo, Carlos Pupo, 32 anos, vê graça nas ironias de sua trajetória profissional. Foi professor de ensino básico, graduou-se em Jornalismo, começou a trabalhar no Estadão e estava decidido a ser jornalista, mas foi lançado para os encantos da fotografia. Por quase 14 anos, trabalhou como editor de imagens nacionais e internacionais no jornal, até ser convidado a dar aulas de fotojornalismo e, então, decidir abrir seu próprio estúdio – o Photo Media. Agora, ele é quem vende suas fotos aos veículos de comunicação e se dedica a ensinar as noções da fotografia aos entusiastas da profissão. Ao plikko, ele conta sua história. | Por Renata Della Nina | Fotos: Carlos Pupo

“Sou formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, mas antes disso fui professor de ensino básico. Comecei minha vida profissional como estagiário no Estadão, depois passei a colaborador e fui para a redação, mas acabei sendo designado para o departamento de fotografia do jornal. Comecei fazendo a edição do material internacional e logo peguei o nacional também. Na faculdade, eu já havia tido contato com a fotografia durante um semestre e já tinha gostado bastante. Mas foi quando me vi envolto por ela é que decidi fazer uma série de cursos livres sobre o assunto. Ao todo, passei 16 anos no Estadão.

Depois que sai de lá, em 2015, fui convidado a fazer trabalhos fotográficos para uma agência de notícias, mas logo resolvi montar a Photo Media, uma empresa de prestação de serviços fotográficos. Eu e o Daniel, meu sócio, fazemos trabalhos sob demanda para diversos lugares, tanto pessoa física quanto jurídica – cobertura de eventos, fotos de estúdio, de produto, o que o cliente tiver interesse.

No começo do ano passado, tive um convite para trabalhar em uma escola de fotografia, a Techimage. Peguei quatro turmas para lecionar fotojornalismo. Depois disso, resolvi trilhar meu próprio caminho e criar um curso de 12 horas de Introdução à Fotografia. A ideia é oferecer essas aulas para entusiastas, pessoas que gostam mesmo de fotografia e têm prazer em fotografar, mas ainda não possuem uma técnica. A única exigência é que o aluno tenha uma câmera digital e um cartão de memória compatível. Quero tirar o aluno da tentação de deixar tudo no automático.

As aulas acontecem no meu estúdio e a ideia é que sejam feitas durante uma semana – com um aluno pela manhã e outro de tarde –, mas vale dizer que não é uma aula de estúdio. Quero sair com o aluno, leva-lo em lugares fotografáveis, talvez no parque do Ibirapuera, na Av. Paulista e mesclar esses momentos com teoria.

Acredito que meu diferencial está mesmo na questão da didática, de saber chegar na linguagem dos alunos, transpor a barreira da teoria. Eu tenho facilidade nisso, porque já dei aula para crianças, então acho que a coisa flui naturalmente.

E a fotografia também foi um caminho muito natural para mim. Ela é quase um meio de vida. É praticamente tudo o que eu tenho e tudo o que eu fiz. Tudo o que eu conquistei na minha vida foi via fotografia. É engraçado isso, porque foi uma coisa que aconteceu espontaneamente. Era para eu ser jornalista e acabei no fotojornalismo, na fotografia.

Acredito que todo mundo que realmente goste de arte e tenha sensibilidade tenha a capacidade de fazer grandes imagens. Há uma ideia errada de que o equipamento faz uma grande diferença, mas eu não acredito nisso, tanto que peço para os meus alunos apenas uma câmera digital simples. O bacana é poder praticar e extrair tudo o que podemos daquilo que temos. E, claro, estar sempre atento ao trabalho dos nossos colegas e de outros fotógrafos. Não para copiá-los, mas para aprimorar nosso trabalho, para que tenhamos nas nossas fotografias a nossa cara, a nossa assinatura. Isso tudo é que é bacana.”

Ainda não tem o app do Plikko? 

O app do Plikko é uma ferramenta que entende o seu tempo para encaixar o compromisso que você precisa. De maneira totalmente gratuita, colocamos você em contato com muitos clientes e uma variedade enorme de prestadores de serviços. Baixe agora.